sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Caracterização geológica e geomorfológica

O pediplano Rio Branco apresenta uma enorme variabilidade pedo-geomorfológica, com cotas altimétricas variando desde 60 a 160m. De acordo com Brasil (1975), geologicamente, a área de estudo é caracterizada por sedimentos da Formação Boa Vista, interrompida em partes por basaltos da Formação Apoterí do Jurássico inferior a médio, mais preservados de alteração.
O pediplano Rio Branco, estendendo-se desde as proximidades da Capital Boa Vista até à Serra de Pacaraima ao Norte. Ao Sul até as proximidades de Caracaraí, sendo o domínio das Savanas (Campo Cerrado) até Floresta Estacional. Compreende uma área extensamente plana, algumas vezes interrompida por pequenas ondulações e depressões incipientes por onde meandram igarapés, intermitentes ou não, marcado por um alinhamento de veredas de buritis e inúmeras lagoas fechadas ou parcialmente drenadas por esses igarapés (SCHAEFER, 1994, 1997; VALE JÚNIOR, 2000).
Quanto a geomorfologia, na área estudada ocorre o predominando do relevo plano a suave ondulado da Formação Boa Vista. Geomorfologicamente, os campos do Rio Branco formam uma extensa superfície de aplainamento que apresentam áreas aplainadas e dissecadas em rochas pré-cambrianas do Complexo Guianense, certamente elaborada durante longa fase climática seca no Quaternário (BRASIL, 1975; SCHAEFER, 1991, 1994).

Nenhum comentário:

Postar um comentário